Última atualização: não houve
Guertz preocupa-se com o Conceito de Cultura e também preocupa-se com o trabalho do etnógrafo/antropólogo. Entende que a Cultura é uma teia de significados.
A etnografia e a forma de conhecimento antropológico.
Etnografia - descrição "densa" da realidade permeada pelos significados presentes da mesma. Quando se observa um ato, como uma piscadela, pode-se ter uma descrição superficial do ato, como se pode ter uma descrição densa, extraindo o significado real daquela piscadela.
Exemplo dos garotos piscando:
Tique nervoso x piscadela (comunicação, mensagem, código)
Imitação de piscadela.
A descrição superficial da piscadela seria: contração da pálpebra direita.
Uma descrição densa da piscadela seria: estabelecendo uma comunicação por meio da contração da pálpebra direita
Objeto da Etnografia: Hierarquia estratificada de estruturas significantes que são produzidas, percebidas e são interpretadas.
Lembrando que os significantes são os meios, as palavras, os gestos que levam a mensagem, mas não são os significados em si.
A etnografia descreve a realidade e procura os significados.
- Fatos
- Estruturas de significação relacionadas aos fatos
- Complexidade de estruturas conceituais sobrepostas
- Necessidade de apreensão para a descrição.
Crítica ao debate: cultura como conduta padronizada ou "estado da mente".
- Cultura como realidade: reificação - não é a visão de Gertz
- Cultura como padrão comportamental - não é a visão de Gertz
- O que está sendo transmitido? É a pergunta que Gertz faz.
O texto antropológico procura situar as situações em termos de seus significados. Esse é o caminho proposto por Gertz.
A cultura seria um sistema entrelaçado de símbolos (signos + significados), em um contexto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário