sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Antropologia Jurídica - Aula de 04/09/2009

Professor: Guilherme
Última atualização: não houve

Guertz preocupa-se com o Conceito de Cultura e também preocupa-se com o trabalho do etnógrafo/antropólogo. Entende que a Cultura é uma teia de significados.

A etnografia e a forma de conhecimento antropológico.

Etnografia - descrição "densa" da realidade permeada pelos significados presentes da mesma. Quando se observa um ato, como uma piscadela, pode-se ter uma descrição superficial do ato, como se pode ter uma descrição densa, extraindo o significado real daquela piscadela.

Exemplo dos garotos piscando:
Tique nervoso x piscadela (comunicação, mensagem, código)
Imitação de piscadela.

A descrição superficial da piscadela seria: contração da pálpebra direita.
Uma descrição densa da piscadela seria: estabelecendo uma comunicação por meio da contração da pálpebra direita

Objeto da Etnografia: Hierarquia estratificada de estruturas significantes que são produzidas, percebidas e são interpretadas.

Lembrando que os significantes são os meios, as palavras, os gestos que levam a mensagem, mas não são os significados em si.

A etnografia descreve a realidade e procura os significados.
  • Fatos
  • Estruturas de significação relacionadas aos fatos
  • Complexidade de estruturas conceituais sobrepostas
  • Necessidade de apreensão para a descrição.

Crítica ao debate: cultura como conduta padronizada ou "estado da mente
".
  • Cultura como realidade: reificação - não é a visão de Gertz
  • Cultura como padrão comportamental - não é a visão de Gertz
  • O que está sendo transmitido? É a pergunta que Gertz faz.
Crítica à ideia de cultura como conhecimento: Saber como fazer não é fazer!

O texto antropológico procura situar as situações em termos de seus significados. Esse é o caminho proposto por Gertz.

A cultura seria um sistema entrelaçado de símbolos (signos + significados), em um contexto.



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