sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Antropologia Jurídica - Aula de 28/08/2009

Professor: Guilherme
Última atualização: não houve

A aula de hoje terá dois temas.
1- o estudo
2- Geertz - "Uma teoria interpretativa da cultura".


O primeiro deles é pensar uma coisa que os alunos e professores vivem, sentem, sofrem mas não pensam no assunto: o estudo.

Pensaremos sobre essa relação com o estudo. Tentaremos objetivar essa relação.

Quais os sintomas de problemas na relação do aluno com os textos de estudo?

Razões possíveis:
  • dificuldade desde a infância
  • esforço mínimo para um mesmo resultado
  • falta de tempo
Desde a infância há uma construção que diferencia, necessariamente, o estudo do prazer. A escola está fora do conjunto das atividades ditas como prazerosas.

O primeiro passo para reverter ou diminuir essa situação é, primeiramente, tomar consciência dessa separação.

O segundo passo, algumas técnicas:
- se você não está se concentrando no estudo, não estude.
- ao estudar, marque, rabisque e faça conexões próprias entre os assuntos

Essas duas técnicas permitem que, aos poucos, o aluno comece a conectar os assuntos, tornando o assunto mais prazeroso.

O segundo ponto:

Por uma teoria interpretativa da cultura

Clifford Geertz: A interpretação das Culturas

O objetivo é dominar o conceito de cultura proposto por Geertz.

Alguns alertas: o conceito de cultura tem várias armadilhas. O conceito de cultura tem vários sensos comuns, que não são o objetivo da nossa abordagem. Nossa abordagem será mais específica. Cultura tem vários significados.

Cultura tem significados, comuns, que NÃO usaremos:
  • modo de vida
  • herança social
  • comportamento
  • aprendizagem comum
  • mecanismo de regulação do comportamento
  • etc.
Geertz trabalha cultura como uma teia de significados.

A análise da cultura passa a ser uma ciência (ou conhecimento) interpretativo que visa esses significados. O significado é o conteúdo de um significante. Uma palavra tem uma grafia e um sentido em determinada cultura, um significado.

Na atividade jurídica, quando um juiz constrói uma decisão, ele produz uma peça cheia de significados. São sobre os significados que os debates se formam.

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